Grupo de Apoio


 

Apóia Dependentes e Codependentes, com o objetivo de ativar a ajuda mútua e oferecer ajuda profissional a estes. COMO ALCANÇAR OS OBJETIVOS?

  1.  APOIAR, mobilizando recursos emocionais e espirituais de dentro do próprio grupo, para suportar, ajudar, consolar e colaborar com famílias que expressem necessidades, devido à presença da DAD (Dependência de Álcool e Drogas).

Que tipo de família?

– Famílias recém-chegadas podem obter esse apoio de famílias que frequentam o grupo há mais tempo;

– Famílias que enfrentam dificuldades episódicas podem obter apoio de famílias que já passaram por situação semelhante ou tenham experiência saudável para compartilhar.

  1. ORIENTAR, no sentido de colocar em ação recursos emocionais e educativos, através de:

– Participações mais qualificadas e sessões de psicoeducação;

– Famílias que frequentam o grupo há mais tempo, receberam capacitação para orientar sobre conduta assertiva no relacionamento e comunicação com o dependente, compartilham esse conhecimento, considerando o caráter leigo e voluntário:

– Um profissional de saúde que ministra aulas para melhor compreensão;

– Da DAD e transtornos no Controle de Impulsos, que comumente aparecem nessas famílias;

– Do papel da família no tratamento, especialmente na fase de manutenção, planejamento estratégias para convivência e contribuindo como um Fator de Proteção ao que chamamos de Prevenção à Lapso e Recaída.

PARTICIPAÇÃO – QUEM E COMO?

  1. Família, Parentes, Amigos.
  2. Professores, Estudantes e profissionais da saúde, Autoridade e lideres, desde que comprometidos com o Grupo.
  3. Adictos sóbrios, em tratamento e pós-tratamento.
  4. Convidados de participantes, que necessitem de apoio e orientação, no tema DAD.

Nosso investimento é na Prevenção ao Uso, Orientação e Encaminhamento em caso de Dependência, Prevenção a Lapso e Recaída e Codependência. Não importa se a família acabou de descobrir que: – Um de seus membros faz uso de alguma substância psicoativa; – Se alguém que fez uso, deixou e agora voltou a usar; – Se esse fato já se desdobrou em problemas graves na família, no trabalho, na escola, com a justiça; – Se há suspeita de outros transtornos e impulso na família.

 

A falta de estrutura ou a desestrutura da família, podem encontrar nesse grupo o apoio, orientação e encaminhamento que necessitam. Nossa proposta é oferecer acolhimento, reflexão, informação e orientação prática que resulte em uma nova dinâmica de funcionamento não apenas familiar, mas também individual. Nosso compromisso se apoia em valores que priorizam a ÉTICA e por isso as atitudes esperadas são: Respeito, sigilo, sinceridade, compromisso, fraternidade, discrição, voluntariado e espiritualidade.